quinta-feira, 14 de maio de 2009

Aula sobre o ensino explícito e sistematizado



Tema/conteúdo
A escrita/ textualização

O processo de escrita e as suas diferentes componentes.
A diversidade de competências envolvidas na produção textual, em particular as competências gráfica, ortográfica e de textualização.




O Pica- pau


Há muitas espécies de pica-paus que tem despertado o interesse dos cientistas da vida selvagem, pois estas aves, encantam com as suas características peculiares.
Desde que nasce, o pica -pau, vive no seu habitat natural, isto é, nas florestas e nos bosques, um pouco por todos os continentes.
Cresce e desenvolve-se alimentando-se de insectos, vermes, frutos silvestres e outros.
Mede cerca de 30cm, pertence à classe das aves, ordem de Piciformes e à família Picidae. Têm o pescoço, coluna,bico e crânio reforçados que ajudam na capacidade de fazer do corpo um perfeito martelo, capaz de perfurar madeira facilmente. Esse hábito faz com que os pica-paus prestem muitas vezes, o importante serviço ecológico de livrar árvores de insectos nocivos.
É nos troncos que fazem os ninhos, e os machos martelam árvores mortas para demarcar e defender o seu território dos outros machos.
No acasalamento, ao encontrar o seu par, faz o ninho dentro do tronco para proteger das intempéries. Realizam uma postura de 4 a 6 ovos que o casal se encarrega de chocar.
Passados cerca de 12 a 14 dias, nascem os filhotes, que vêm ao mundo, nus e cegos. Os pais dão- lhes bastante assistência durante os primeiros tempos de vida.
Cerca de 25 a 30 dias de vida dão os primeiros voos e saem para a vida na floresta,tratando da sua própria subsistência.

Trabalho de grupo do 3ºano

Sem comentários: