sábado, 16 de maio de 2009

Aula do dia 14 de Maio - Textualização

O Veado


O veado é um animal selvagem, pertence à classe dos mamíferos, à ordem dos Artiodáctilos e à família Cervidae. O veado pode ser encontrado em todo o mundo excepto na Austrália.
Os veados passam a maior parte do dia a descansar à sombra das árvores. À noite vão até aos seus locais favoritos para se alimentarem, comendo folhas e ervas tenras. Come muito e com muita rapidez, não se preocupa em mastigar como deve ser. Enquanto descansa, a comida volta de novo à boca e então mastiga-a correctamente. É, por isso, um animal ruminante.
No Verão a pelagem do veado é avermelhada e lustrosa. No Inverno o pêlo torna-se mais denso e muda para um tom cinzento- acastanhado pálido.
Muitos veados têm uma mancha branca debaixo da cauda, que serve de sinalização para os outros veados quando fogem de um perigo. As manchas que o seu pêlo tem no dorso, fazem com que os inimigos dificilmente o localizem.
Há várias espécies de veados: o alce, o veado chinês e a rena. O alce é o maior de todos, possui uma armação enorme. No Verão passeia pelos lagos e rios para comer plantas aquáticas. O veado chinês é pequeno, muito tímido e por isso esconde-se entre a vegetação.Não têm armação, têm dois chifres afiados que nascem no maxilar superior.
A rena vive em locais muito frios, tem grandes patas achatadas para se proteger da neve. Tanto os machos como as fêmeas têm armação.
Para se reproduzir o veado escolhe a fêmea com quem quer acasalar, utilizando um sinal próprio, através de um som característico, para que os outros se afastem. São considerados animais poligamos, porque têm várias fêmeas, estas são mantidas juntas num grande grupo, chamado harém.
Geralmente as crias nascem no início do Verão e após o seu nascimento é altura do veado abandonar o harém e ir juntar-se a outros machos.





Textualização/Trabalho de grupo do 4º ano

Autor do desenho, Mário 4ºano


quinta-feira, 14 de maio de 2009

Aula sobre o ensino explícito e sistematizado



Tema/conteúdo
A escrita/ textualização

O processo de escrita e as suas diferentes componentes.
A diversidade de competências envolvidas na produção textual, em particular as competências gráfica, ortográfica e de textualização.




O Pica- pau


Há muitas espécies de pica-paus que tem despertado o interesse dos cientistas da vida selvagem, pois estas aves, encantam com as suas características peculiares.
Desde que nasce, o pica -pau, vive no seu habitat natural, isto é, nas florestas e nos bosques, um pouco por todos os continentes.
Cresce e desenvolve-se alimentando-se de insectos, vermes, frutos silvestres e outros.
Mede cerca de 30cm, pertence à classe das aves, ordem de Piciformes e à família Picidae. Têm o pescoço, coluna,bico e crânio reforçados que ajudam na capacidade de fazer do corpo um perfeito martelo, capaz de perfurar madeira facilmente. Esse hábito faz com que os pica-paus prestem muitas vezes, o importante serviço ecológico de livrar árvores de insectos nocivos.
É nos troncos que fazem os ninhos, e os machos martelam árvores mortas para demarcar e defender o seu território dos outros machos.
No acasalamento, ao encontrar o seu par, faz o ninho dentro do tronco para proteger das intempéries. Realizam uma postura de 4 a 6 ovos que o casal se encarrega de chocar.
Passados cerca de 12 a 14 dias, nascem os filhotes, que vêm ao mundo, nus e cegos. Os pais dão- lhes bastante assistência durante os primeiros tempos de vida.
Cerca de 25 a 30 dias de vida dão os primeiros voos e saem para a vida na floresta,tratando da sua própria subsistência.

Trabalho de grupo do 3ºano

domingo, 10 de maio de 2009

PNEP- aula do 4º ano

Tema da aula: O Ciclo da Escrita










O CUCO

Hoje (dia 30 de Abril), na aula de Língua Portuguesa debruçámo -nos sobre o estudo de uma ave selvagem, o cuco.
Esta ave pode encontrar-se em todo o país.
O seu canto característico"cu-cu", assinala o início da Primavera e começa a ouvir-se entre o mês de Março e o mês de Abril.
O cuco jovem é uma ave de tamanho médio, o seu comprimento oscila entre trinta e os trinta e dois centímetros, o seu peso varia entre noventa e cento e trinta gramas. Possui uma cabeça pequena, bico curvo, cauda comprida e asas pontiagudas. A sua cor é castanho -escuro, com uma mancha branca na nuca.
É considerada uma ave parasita, pois não se preocupa com a construção dos ninhos, nem com a alimentação das suas crias. A fêmea, para não ter trabalho, põe os ovos nos ninhos de outras aves(rouxinol, papa-moscas...). Pode também considerar-se uma ave inteligente, pois aproveita a distracção das outras aves, para depositar o ovo nos seus ninhos. Geralmente fá-lo à tarde, porque os "donos" dos ninhos os colocam da parte de manhã.
O cuco pertence à classe dos cuculídeos, alimenta-se de insectos, sementes e aves mais pequenas.
O seu habitat é nas florestas, podemos encontrá-lo frequentemente em cima das árvores e nos fios telefónicos. Reproduz-se por ovos, é frequentemente ameaçado pelos caçadores e por algumas aves de rapina.
É uma ave migratória, passa o Verão na Europa e no Outono migra para África. Tem um bom sentido de orientação, pois consegue encontrar com facilidade o rumo para África, mesmo viajando sozinho e de noite.
O estudo desta ave permitiu-nos alargar os nossos conhecimentos, adquirir mais informações e enriquecer o nosso vocabulário.

Trabalho da turma do 4º ano.

Desenho de autoria da Bruna - 4º ano.