domingo, 10 de maio de 2009

PNEP- aula do 4º ano

Tema da aula: O Ciclo da Escrita










O CUCO

Hoje (dia 30 de Abril), na aula de Língua Portuguesa debruçámo -nos sobre o estudo de uma ave selvagem, o cuco.
Esta ave pode encontrar-se em todo o país.
O seu canto característico"cu-cu", assinala o início da Primavera e começa a ouvir-se entre o mês de Março e o mês de Abril.
O cuco jovem é uma ave de tamanho médio, o seu comprimento oscila entre trinta e os trinta e dois centímetros, o seu peso varia entre noventa e cento e trinta gramas. Possui uma cabeça pequena, bico curvo, cauda comprida e asas pontiagudas. A sua cor é castanho -escuro, com uma mancha branca na nuca.
É considerada uma ave parasita, pois não se preocupa com a construção dos ninhos, nem com a alimentação das suas crias. A fêmea, para não ter trabalho, põe os ovos nos ninhos de outras aves(rouxinol, papa-moscas...). Pode também considerar-se uma ave inteligente, pois aproveita a distracção das outras aves, para depositar o ovo nos seus ninhos. Geralmente fá-lo à tarde, porque os "donos" dos ninhos os colocam da parte de manhã.
O cuco pertence à classe dos cuculídeos, alimenta-se de insectos, sementes e aves mais pequenas.
O seu habitat é nas florestas, podemos encontrá-lo frequentemente em cima das árvores e nos fios telefónicos. Reproduz-se por ovos, é frequentemente ameaçado pelos caçadores e por algumas aves de rapina.
É uma ave migratória, passa o Verão na Europa e no Outono migra para África. Tem um bom sentido de orientação, pois consegue encontrar com facilidade o rumo para África, mesmo viajando sozinho e de noite.
O estudo desta ave permitiu-nos alargar os nossos conhecimentos, adquirir mais informações e enriquecer o nosso vocabulário.

Trabalho da turma do 4º ano.

Desenho de autoria da Bruna - 4º ano.

Sem comentários: