domingo, 7 de junho de 2009

5 de Junho- Dia do Ambiente

Neste dia, os alunos desta escola fizeram pesquisas na internet sobre o Ambiente e os perigos que constantemente o ameaçam.
Depois de esclarecidos sobre o verdadeiro significado deste dia, os alunos fizeram vários trabalhos que se encontram expostos na escola.


Fizemos trabalhos escritos e desenhos, alusivos a este tema, sensibilizando todos os nossos colegas a influenciar a sua família, para a necessidade de abandonarem os maus hábitos de consumo e minimizar a produção de resíduos que tanto afecta o nosso Ambiente.
Todos nós pertencemos ao grupo dos Eco- Mosqueteiros e temos consciência do nosso dever de Cidadania para com o meio que nos rodeia.
Nós, alunos da Escola de Fornelos, queremos pedir a todas as pessoas que façam alguns pequenos sacrifícios que reverterão num grande bem para o nosso Ambiente.
Que usem produtos que possam ser reciclados, que separem os lixos e os levem ao eco-ponto, que procurem minimizar o lixo produzido e aqui voltamos a lembrar a teoria dos 5 Rs que fazem parte do lema dos Eco-Moaqueteiros; Reciclar, Reutilizar, Respeitar, Reduzir e Responsabilizar.
Devemos cumpri-los.

Trabalho de grupo EB1 Fornelos

segunda-feira, 1 de junho de 2009

Dia Mundial da Criança

Hoje, todos os alunos desta escola se deslocaram ao Pavilhão Multiusos de Fafe, a convite do Sr. Presidente da Câmara e do Sr. Vereador da Cultura. Já é um hábito neste dia, os alunos do Concelho se reunirem neste local, para um salutar convívio, entre alunos, funcionários, professores e educadores, de todos os Agrupamentos de Fafe.
Aos alunos, foi distribuído lanche, oferecido pela Câmara.

Houve variedades, música e animação. Cantámos e dançámos com os colegas e professoras.

Foi um dia diferente e bonito. Esteve presente a Margarida do programa "uma canção para ti" que também nos animou com a sua simpatia e gosto de cantar. Tem jeito! Parabéns para ela.


Parabéns para todas as crianças do Mundo.


Viva o DIA MUNDIAL DA CRIANÇA
Neste dia tão bonito, Dia da Criança
Com carinho e amor queremos lembrar
Todas as crianças de todo o Mundo
E um grande abraço lhes enviar.
Muitos beijinhos para todas as crianças,
dos alunos da escola EB1 de Fornelos

Ortografia - turma do 3º ano - 28 Maio

Tema/ conteúdo

Ortografia:
sílaba tónica e sílabas átonas

Esta aula decorreu normalmente, todos nós estivemos com muita atenção às explicações da nossa professora, acerca do tema, que embora já fosse do nosso conhecimento, gera sempre dúvidas em algumas palavras, principalmente nas que não são acentuadas gráficamente.
Para evitar enganos a nossa professora ensinou-nos um truque que nunca falha; disse-nos que quando tivéssemos dúvidas, deviamos chamar a palavra como quem chama por alguém e então a sílaba mais longa é a sílaba tónica, as outras são as que se pronunciam com menos intensidade e damos o nome de sílabas átonas.


A nossa professora ensina-nos muitos truques, principalmente na Matemática e está sempre a dizer-nos que a Matemática é um jogo e nós temos de aprender as regras para saber jogar e ganhar o jogo. Na Língua Portuguesa é igual, temos de aprender as regras para podermos ganhar os jogos do conhecimento. Os prémio desses jogos são sempre as boas notas que todos nós desejamos e os nossos pais estimam muito e até nos dão prendas em troca.



No final da aula tirámos umas fotos com a nossa Professora e com o Sr. Professor Cândido, que serão uma boa recordação deste ano lectivo e da Formação PNEP que muito nos agradou.








Turma do 1º e 3º anos da Professora Gina



Enviamos beijinhos para todos os nossos professores, amigos e visitantes do nosso blog.
Esta foi a última aula com a presença do Sr. Prof. Cândido, para ele enviamos um grande abraço de agradecimento pela orientação que nos deu ao longo deste ano lectivo.
Os alunos do 3º ano

Aula dia 28 de Maio

Tema/ contúdo



Ortografia: sílaba tónica e sílabas átonas





Esta aula abordou o tema "ortografia".

Fizemos revisões de alguns casos gramaticais, entre eles o mais trabalhado foi o reconhecimento das sílabas tónicas e átonas.









Todos os alunos se mostraram atentos e interessados pois era um assunto já do seu conhecimento e treino quase diário.





No final, e tendo em conta que era a última aula assistida pelo nosso formador Prof. Cândido Castro, houve um tempinho para as fotos, recordações que lembraremos para sempre e mostramos aqui no blogue aos nossos colegas, amigos e a todos os visitantes do nosso blog.






Toda a turma agradece, por todo o trabalho desenvolvido ao longo desta formação, que foi do nosso inteiro agrado.
Fizemos trabalhos interessantes, aprendemos coisas novas muito importantes para o nosso futuro como estudantes e um dia mais tarde como profissionais.
Beijinhos para todos, da turma do 4º ano




sábado, 16 de maio de 2009

Aula do dia 14 de Maio - Textualização

O Veado


O veado é um animal selvagem, pertence à classe dos mamíferos, à ordem dos Artiodáctilos e à família Cervidae. O veado pode ser encontrado em todo o mundo excepto na Austrália.
Os veados passam a maior parte do dia a descansar à sombra das árvores. À noite vão até aos seus locais favoritos para se alimentarem, comendo folhas e ervas tenras. Come muito e com muita rapidez, não se preocupa em mastigar como deve ser. Enquanto descansa, a comida volta de novo à boca e então mastiga-a correctamente. É, por isso, um animal ruminante.
No Verão a pelagem do veado é avermelhada e lustrosa. No Inverno o pêlo torna-se mais denso e muda para um tom cinzento- acastanhado pálido.
Muitos veados têm uma mancha branca debaixo da cauda, que serve de sinalização para os outros veados quando fogem de um perigo. As manchas que o seu pêlo tem no dorso, fazem com que os inimigos dificilmente o localizem.
Há várias espécies de veados: o alce, o veado chinês e a rena. O alce é o maior de todos, possui uma armação enorme. No Verão passeia pelos lagos e rios para comer plantas aquáticas. O veado chinês é pequeno, muito tímido e por isso esconde-se entre a vegetação.Não têm armação, têm dois chifres afiados que nascem no maxilar superior.
A rena vive em locais muito frios, tem grandes patas achatadas para se proteger da neve. Tanto os machos como as fêmeas têm armação.
Para se reproduzir o veado escolhe a fêmea com quem quer acasalar, utilizando um sinal próprio, através de um som característico, para que os outros se afastem. São considerados animais poligamos, porque têm várias fêmeas, estas são mantidas juntas num grande grupo, chamado harém.
Geralmente as crias nascem no início do Verão e após o seu nascimento é altura do veado abandonar o harém e ir juntar-se a outros machos.





Textualização/Trabalho de grupo do 4º ano

Autor do desenho, Mário 4ºano


quinta-feira, 14 de maio de 2009

Aula sobre o ensino explícito e sistematizado



Tema/conteúdo
A escrita/ textualização

O processo de escrita e as suas diferentes componentes.
A diversidade de competências envolvidas na produção textual, em particular as competências gráfica, ortográfica e de textualização.




O Pica- pau


Há muitas espécies de pica-paus que tem despertado o interesse dos cientistas da vida selvagem, pois estas aves, encantam com as suas características peculiares.
Desde que nasce, o pica -pau, vive no seu habitat natural, isto é, nas florestas e nos bosques, um pouco por todos os continentes.
Cresce e desenvolve-se alimentando-se de insectos, vermes, frutos silvestres e outros.
Mede cerca de 30cm, pertence à classe das aves, ordem de Piciformes e à família Picidae. Têm o pescoço, coluna,bico e crânio reforçados que ajudam na capacidade de fazer do corpo um perfeito martelo, capaz de perfurar madeira facilmente. Esse hábito faz com que os pica-paus prestem muitas vezes, o importante serviço ecológico de livrar árvores de insectos nocivos.
É nos troncos que fazem os ninhos, e os machos martelam árvores mortas para demarcar e defender o seu território dos outros machos.
No acasalamento, ao encontrar o seu par, faz o ninho dentro do tronco para proteger das intempéries. Realizam uma postura de 4 a 6 ovos que o casal se encarrega de chocar.
Passados cerca de 12 a 14 dias, nascem os filhotes, que vêm ao mundo, nus e cegos. Os pais dão- lhes bastante assistência durante os primeiros tempos de vida.
Cerca de 25 a 30 dias de vida dão os primeiros voos e saem para a vida na floresta,tratando da sua própria subsistência.

Trabalho de grupo do 3ºano

domingo, 10 de maio de 2009

PNEP- aula do 4º ano

Tema da aula: O Ciclo da Escrita










O CUCO

Hoje (dia 30 de Abril), na aula de Língua Portuguesa debruçámo -nos sobre o estudo de uma ave selvagem, o cuco.
Esta ave pode encontrar-se em todo o país.
O seu canto característico"cu-cu", assinala o início da Primavera e começa a ouvir-se entre o mês de Março e o mês de Abril.
O cuco jovem é uma ave de tamanho médio, o seu comprimento oscila entre trinta e os trinta e dois centímetros, o seu peso varia entre noventa e cento e trinta gramas. Possui uma cabeça pequena, bico curvo, cauda comprida e asas pontiagudas. A sua cor é castanho -escuro, com uma mancha branca na nuca.
É considerada uma ave parasita, pois não se preocupa com a construção dos ninhos, nem com a alimentação das suas crias. A fêmea, para não ter trabalho, põe os ovos nos ninhos de outras aves(rouxinol, papa-moscas...). Pode também considerar-se uma ave inteligente, pois aproveita a distracção das outras aves, para depositar o ovo nos seus ninhos. Geralmente fá-lo à tarde, porque os "donos" dos ninhos os colocam da parte de manhã.
O cuco pertence à classe dos cuculídeos, alimenta-se de insectos, sementes e aves mais pequenas.
O seu habitat é nas florestas, podemos encontrá-lo frequentemente em cima das árvores e nos fios telefónicos. Reproduz-se por ovos, é frequentemente ameaçado pelos caçadores e por algumas aves de rapina.
É uma ave migratória, passa o Verão na Europa e no Outono migra para África. Tem um bom sentido de orientação, pois consegue encontrar com facilidade o rumo para África, mesmo viajando sozinho e de noite.
O estudo desta ave permitiu-nos alargar os nossos conhecimentos, adquirir mais informações e enriquecer o nosso vocabulário.

Trabalho da turma do 4º ano.

Desenho de autoria da Bruna - 4º ano.

quinta-feira, 7 de maio de 2009

Aula do PNEP- 7/Maio

Tema/ conteúdo

"Ciclo de escrita: escrever para aprender"


Depois de feita a apresentação da actividade a desenvolver e de nos ter sido distribuído o texto modelo, procedeu-se à leitura e interpretação do texto sobre "O lobo".
Foi feita a mobilização do conhecimento prévio e seguiu-se a recolha da informação com registo no quadro e na folha de actividade.
Na próxima aula vamos apresentar as pesquisas que efectuaremos e que darão continuidade aos nossos trabalhos sobre este tema.
Vai seguir-se a textualização, redacção do texto em grande grupo com registo no quadro e na folha de actividade.
Depois da revisão do texto e da elaboração do texto final, será feita a análise da actividade, com discussão em grande grupo.




Trabalho da turma do 3º ano.


domingo, 3 de maio de 2009

Dia da Mãe - 3 de Maio 2009

Feliz dia da MÃE


Mãe! Amor da minha alma
Amor do meu coração
Quero amar-te hoje e sempre
Com a mesma emoção.

Mãe!Tem um grande coração
Tudo perdoa e compreende
Muitos e bons conselhos dá
Para que seu filho se emende.

Muitos beijinhos para as nossas Mães
E também para as nossas avós
São as mães das nossas mães
E cuidam muito bem de nós.

Muitos beijinhos nossos.

Trabalho de grupo
EB1 Fornelos

Muitos beijinhos para todas as Mães

DIA DA MÃE